Rails Girl – Rails for Newbies

Ruby on Rails for Newbies

7 motivos para você começar a escrever o seu blog agosto 13, 2008

Filed under: Uncategorized — amandavarella @ 2:33 pm

Pessoal,
este post é pra incentivar quem ainda não começou a escrever o seu blog que o comece, já! Tem pouco tempo que este blog começou, e eu estou gostando muito da experiência. Veja se você possui algum desses pensamentos:
– Ah eu sou iniciante, não tem nada de interessante que eu escreva que possa interessar a outras pessoas.
– Tudo que eu for escrever alguém já escreveu.
– Eu tenho vergonha de postar alguma coisa errada.
– Eu não penso nada disso, gostaria de começar um blog mas não sei porque ainda não comecei!
Se vc possui algum destes, vou começar a citar uma série de motivos pra você deixar todos para trás e começar imediatamente a escrever seu blog de aprendizado!

1 – Você internaliza conhecimento: quando você está aprendendo algo novo, o conhecimento passa por um processo constante de internalização e externalização. Vc aprende, escreve código, do código escrito você aprende mais e por aí vai. Em um trabalho solitário, a única maneira de externalizar o seu conhecimento é através de código escrito. Porém, quando você escreve sobre o que você aprendeu, o conhecimento tem a oportunidade de ser internalizado mais uma vez, só que de uma outra maneira, através da linguagem humana, que é aquela que sabemos desde pequenininhos! Ou seja, vc vai estar ajudando o seu cérebro a fixar mais e mais os conceitos aprendidos!

2 – Você compartilha a sua experiência: nenhum blog tem o objetivo de ser a explicação definitiva sobre determinado assunto, sendo assim o pensamento “Mas várias pessoas já falaram sobre isso…” não é desculpa para não começar o seu próprio blog. Quando você posta sobre um determinado assunto, você não está postando apenas sobre a teoria do assunto, você está postando a sua experiência sobre aquele assunto, como funcionou, que dificuldades que você teve, ou seja, ali vai ficar registrada a sua percepção sobre o problema e o que você fez para resolvê-lo. Também pode ficar registrada a sua opinião sobre determinado plugin, e se ele é mesmo aquela maravilha que todos falam!

3 – Você ajuda ao tio Google (e a quem pesquisa!): quanto mais textos existirem sobre um assunto, mais fácil será para outras pessoas localizarem informações sobre este assunto. Enquanto a Web Semântica não pegar, ainda vamos ter que depender da digitação dos vários significados semânticos que um conceito pode ter. Claro que “O mestre” é bem esperto, mas ele não faz milagre. Então vamos ajudar a todos que buscam informações aumentando o vocabulário que pode ser utilizado para encontrar os blogs com os assuntos desejados.

4 – Você recebe feedback: quando você diz o que entendeu, ou como você resolveu determinado problema, a sua solução poderá ser avaliada por várias pessoas que já passaram pelas mesmas situações. Estas podem te ajudar a avaliar a sua solução, sugerindo maneiras alternativas que você poderia ter utilizado para resolver o mesmo problema. E o que acontece? Você agrega mais conhecimento. O blog é uma via de mão dupla!

5 – A primeira pessoa da sua audiência é você: antes de escrever para outras pessoas, você está escrevendo para você. Além da escrita te ajudar na consolidação do seu conhecimento, você terá também um lugar para registro físico desse conhecimento adquirido. Nós, Analistas de Sistemas e Programadores conhecemos bem a síndrome do “Hummm.. eu já fiz isso, mas não lembro como…”, então, seu blog é seu registro, seu blog é seu google! Registre todas as suas experiências e quando precisar terá fácil acesso a elas.

6 – Você não precisa só dar dicas extraordinárias e de primeira mão: as vezes se têm a falsa impressão de que para um blog ser bem sucedido ele precisa estar repleto da nata da informação do último segundo! Isto não é verdade! É claro sim, que exisem blogs que têm esta função, em geral são blogs dos Mentores, “dos caras”, eles estão na vanguarda do conhecimento, acompanhando tudo que tem de mais novo e filtrando a informação pra passar para nós, Newbies. Mas o nosso objetivo não é deve ser esse (pelo menos por enquanto!) o nosso pequeno problema de cada dia pode ser o grande problema que acabou com o dia de um cara que começou agora e está mais cru que você!

7 – Você tem um papel na comunidade: se você leu essas dicas até aqui, é bem provável que você seja um membro da comunidade rails. Como toda comunidade, cada um tem o seu papel, e a responsabilidade dos novatos que possuem “algum conhecimento” é passar este conhecimento para os hiper novatos, que não possuem conhecimento nenhum. As vezes os “hiper novatos” podem se sentir um pouco deslocados, já que nas listas os problemas discutidos são avançados e eles não conseguem nem se achar na sopa de letras e siglas, já que é tudo muito novo. Pela nossa experiência de constante aprendizado sabemos que é apenas questão de tempo até nos acostumarmos com os novos conceitos, mas porque não tornar este caminho mais suave? Esta é a nossa responsabilidade como não tão iniciantes assim, uma vez que a nossa linguagem ainda está muito parecida com a de quem está entrando agora. A ordem é colaborar!

Então, depois de todos esses motivos, o que você está esperando pra começar a blogar?

Anúncios
 

9 Responses to “7 motivos para você começar a escrever o seu blog”

  1. Matheus Says:

    Qual a Ide de desenvolvimento estas utilizando?
    Parabens pelo Blog.

  2. amandavarella Says:

    Oi Matheus, eu utilizo NetBeans no Windows.

  3. Hugo Says:

    Já criei meu blog, mas ainda não falei sobre ruby/rails. hehe Nos posts futuros.

  4. […] por alguns camaradas e depois de ter lido um post sobre alguns motivos para começar a escrever um blog, resolvi então criar esse. […]

  5. Gostei desse post, muito legal sua iniciativa e a forma que você escreveu, não sou da comunidade rails, apenas acompanho alguns blogs, cheguei aqui atravez do blog do akita, quem sabe eu iniciei o meu agora.
    abraço

  6. Wagner Souza Says:

    Olá! quero lhe agradecer muito por ter escrito este post, fazia tempo que vinha procurando um estimulo para escrever o meu próprio blog. Espero em breve estar também compartilhando o meu conhecimento e experiência com toda comunidade.

    Parabéns, ganhou mais um leitor!

    Um abraço

  7. […] por alguns camaradas e depois de ter lido um post sobre alguns motivos para começar a escrever um blog, resolvi então criar esse. […]

  8. Alex Souza Says:

    Putz… será q a ‘Rails Girls’ desistiu do blog?

  9. Oi Alex! Desisti não! A verdade é que eu tive que dar uma parada com meus estudos de Rails pq eu mudei de emprego e minha rotina mudou completamente. Estou fazendo um curso de formação e tendo que estudar outras coisas nos tempos vagos. Assim que a poeira abaixar espero voltar em breve! Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s